Saber o índice de satisfação do cliente e identificar quais são os pontos que devem ser melhorados sempre foram considerados desafios para os varejistas. As novas tecnologias têm aberto outras perspectivas de como lidar com as atuais demandas deste consumidor, mais exigente e conectado. É neste cenário que surge mais uma funcionalidade para o Prizor, solução da CRMALL, uma das principais fornecedoras brasileiras de plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente - CRM e líder de mercado de software para controle de campanhas de marketing e gerenciamento de programas de fidelidade.
O Prizor Rating facilita o envolvimento do consumidor através da automatização. Com ele é possível realizar pesquisas, estabelecendo um canal de diálogo e relacionamento com os clientes, que passam a se sentir mais valorizados e respeitados.
A operação é simples e gratuita para o cliente final. Após a compra, o consumidor realiza o cadastro em totens nos pontos de atendimento. A Nota Fiscal é escaneada pelo Prizor e o cliente pode avaliar o atendimento da loja, além de participar das promoções. Em seguida há a opção de justificar sua pontuação. Esta resposta é uma forma de enriquecer a pesquisa com mais insights. O processo é bem rápido e, em poucos cliques, o shopping center e as lojas tem um feedback. Este sistema amplia o número de retornos, pois evita que as pessoas levem a pesquisa para casa e, como é comum acontecer, esqueçam de responder.
Um importante diferencial é que o lojista pode optar por privilegiar seu cliente ao responder a pesquisa, com pontos no clube de relacionamento ou prêmios, estimulando a fidelização e atraindo novos consumidores. Para o shopping também há inúmeras vantagens. Além de conhecer melhor o público frequentador do empreendimento, é possível entender e acompanhar as performances dos seus lojistas.
A mecânica da pesquisa é realizada em conjunto com a consultoria da equipe Prizor. Com isso, ela é personalizada de acordo com os interesses do varejista. “O Prizor Rating está disponível para todos os segmentos do varejo – shoppings, supermercados, redes e lojas - pois é uma funcionalidade extra, que não está necessariamente atrelada a nenhuma promoção. No entanto, sabemos que as promoções são um forte atrativo e funcionam como uma ‘moeda de troca’ para que o cliente dê sua opinião”, explica Antonio Carlos Braga Jr, CEO da CRMALL.
Futuramente a solução abrirá a possibilidade da pesquisa sobre produtos e será realizada após algum tempo da compra, para que o cliente tenha um período para experimentar o que adquiriu.
Estas peculiaridades do Prizor Rating tornam a ferramenta eficiente para todos os envolvidos. O consumidor final não precisará recorrer ao SAC para dar sua opinião e será ouvido pela sua loja favorita, o que gera uma relação mais próxima e positiva, com melhorias que podem beneficiar outras pessoas também.
“Um dos principais resultados é a redução de custos. Ao pesquisar seus clientes, usando uma solução tecnológica, economiza-se com consultorias e institutos de pesquisa. É como um cliente oculto, disposto a ajudar o lojista a melhorar sempre. Assim, se você sabe onde se aprimorar e está sempre realizando boas mudanças, certamente isso impactará na fidelização”, conclui Braga.
A nova funcionalidade Prizor Rating já está pronta para ser utilizada e shoppings do Paraná e São Paulo já adotaram a experiência.