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Cidades pequenas atraem marcas de segmentos variados

Expandir o negócio focando cidades pequenas, com até 90 mil habitantes, tem se mostrado uma estratégia atraente para redes de diversos segmentos.

"Os atrativos passam por custos e despesas mais baixos, menor necessidade de investimento inicial, menos concorrência, além de ser um fator de novidade para a cidade", afirma o diretor da Ancona Consultoria de Estratégia e Gestão, Paulo Ancona.

O especialista destaca que a opção deve estar atrelada à estratégia de expansão da rede. "Tomar essa atitude por oportunismo pode levar a marca a perder sua identidade e conceito. Nada deve ser feito sem planejamento a partir de estudos de mercado e de geomarketing, bem como simulações financeiras."

Segundo ele, não existem regras fixas para essa iniciativa, que deve sempre ser tomada em função do negócio, seu conceito e estratégias adequadas.

"Isso significa responder a perguntas como: para que público o negócio é destinado e qual o seu poder aquisitivo? Como a marca pretende ser vista e reconhecida pelo público? Qual o mix que será ofertado?"

Ancona acrescenta que se o objetivo é expandir uma rede de luxo ou destinada a público com maior poder de compra, obviamente ela não pode mirar os pequenos centros.

"Por outro lado, um negócio de porte médio ou pequeno, que acrescenta algo de novidade, de avanço ou comodidade, pode ter grande atratividade para cidades menores."

No entanto, ele ressalta que não se pode perder de vista a previsão de retorno do investimento e a lucratividade. "Instalar um negócio que demanda grande investimento em cidade pequena pode ter retorno em prazo muito longo, o que pode inviabilizá-lo."


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