A história dos centros comerciais no Brasil começa com a dúvida sobre qual teria sido o primeiro a se instalar no país: se o Shopping Iguatemi ou se o Shopping do Méier. O Centro comercial Iguatemi foi inaugurado em 1966 e o Centro comercial do Méier foi aberto ao público em 1965, entretanto, muito se questiona a respeito de qual possuía verdadeira característica de centro comercial. A ABRASCE (Associação brasileira de Centros comerciais) considera o Centro comercial Iguatemi como o primeiro.
O maior grupo de centros comerciais do país é a BRMalls Participações S/A, uma holding e a maior empresa integrada de centros comerciais do Brasil. Seu portfólio é composto por participação em 50 centros comerciais, o que totaliza 1.729,6 mil m² de Área Bruta Locável e 1.004,2 mil m² de ABL própria. A BRMalls é a maior empresa de centros comerciais do Brasil em ABL.
Valquíria Padilha, professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP de Ribeirão Preto, afirma que "os proprietários de centros comerciais são normalmente grandes grupos de investidores, holdings ou construtoras. Para dar um exemplo, o Shopping Parque Dom Pedro, de Campinas (SP), pertence a um grupo português chamado Sonae, holding da área de telecomunicações, Internet e multimídia. Essa tendência essa também presente nos Estados Unidos, como o que acontece com o Simon Property Group, que possui cerca de 290 centros comerciais naquele país e dezenas na Europa, Japão, Porto Rico e México. No Brasil, os centros comerciais foram construídos exatamente como nos EUA. A segurança, a facilidade de encontrar tudo no mesmo lugar e a ideia de modernidade e progresso aliada ao centro comercial foram os maiores atrativos para os brasileiros elegê-lo como lugar privilegiado para compras e lazer. Em 2014, o número de centros comerciais no Brasil estava previsto para a marca de 520.
Os 15 maiores centros comerciais do Brasil por Área Bruta Locável (ABL)
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